Seja bem-vindo
São Paulo, 26/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    3 alimentos que ajudam a melhorar a gripe

    Os nutrientes e vitaminas presentes em alguns alimentos ajudam a reforçar o sistema imunológico.

    Fonte: Freepik
    3 alimentos que ajudam a melhorar a gripe

    A saúde e o funcionamento adequado do nosso organismo dependem de uma alimentação nutritiva e balanceada. Isso também se aplica ao sistema imunológico, que atua no combate às doenças. Se antes de ficar doente eles são importantes, durante o quadro infeccioso é ainda mais relevante ficar atento, por exemplo, aos alimentos que ajudam a melhorar a gripe.

    Em geral, é recomendado buscar os nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e tornam sua resposta mais eficiente, além de promover o alívio de sintomas. A dificuldade está na questão da perda de apetite, comum durante gripes e resfriados.

    Para começar, é preciso estabelecer o que faz da alimentação saudável uma aliada da imunidade, mesmo antes de pegar uma gripe ou resfriado.

    De modo geral, é através da nossa alimentação que conseguimos os níveis recomendados de vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes essenciais ao corpo humano.

    Uma dieta desequilibrada provoca excessos de substâncias de um lado e carência nutricional do outro, o que prejudica as funções básicas, afeta a disposição, o bem-estar, a qualidade do sono e a capacidade do corpo de resistir a doenças.

    1. Sopa de legumes ou canja

    Tomar uma sopa de legumes ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente.

    A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitamina A, vitamina C, vitamina E, e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imunológico. Além disso a sopa contém sódio e potássio, minerais que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

    2. Frutas e vegetais

    As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras, vitamina C, vitamina A e zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus ao aumentar as defesas do corpo. As mais indicadas são as frutas cítricas devido ao elevado teor de vitamina C, como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade. Conheça os 7 alimentos que ajudam na imunidade. 

    Além disso, é interessante também aumentar o consumo de vegetais, como couve, cenoura e tomate, porque são fontes de betacaroteno, um composto antioxidante que fortalece o sistema imunológico, ajudando no combate às infecções.

    3. Chás de ervas

    O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar, é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda a descongestionar o nariz. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila ou de hortelã que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz.

    No caso da inalação, um dos chás mais aconselhados para esse fim é o de eucalipto e para realizar a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima do recipiente, respirando o seu vapor.

    O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades antissépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Para o preparo, basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela de 10 a 15 minutos. Deixar amornar, coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia. O mel com própolis pode ser adicionado ao chá morno para ajudar a lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

    A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que pode fazer com que a doença se prolongue. Por isso, o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajuda na recuperação da gripe.

     




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login