Seja bem-vindo
São Paulo, 28/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Ano Novo Judaico

    Nos dias 7 e 8 de setembro, celebramos a entrada do ano de 5.782 do calendário judaico com a festividade de Rosh Hashaná

    Ano Novo Judaico

    Nos dias 7 e 8 de setembro, celebramos a entrada do ano de 5.782 docalendário judaico com a festividade de Rosh Hashaná.

    Cheia de rituais, Rosh Hashaná, que significa cabeça do ano, marca acriação de Adão e Eva, além do dia em que D’us inscreve no livro da vida osnomes dos que viverão ou morrerão. É de costume servir, no jantar da véspera deRosh Hashaná, pratos doces, especialmente a maçã mergulhada no mel, no desejode que o ano seja doce, além da romã que, com suas 613 sementes, relembra onúmero de mitzvot, que são os mandamentos da Torá. Do lado dos salgados,serve-se a chalá redonda, pão cujo formato nos relembra do caráter cíclico davida. Através destes símbolos conseguimos adquirir uma nova perspectiva sobrefatos passados e futuros.

    Em Israel, durante o Rosh Hashaná, as ruas são tomadas pelo toque doshofar, pequena trombeta feita de chifre de carneiro que nos convida à reflexãoe nos relembra da possibilidade de começar o ano sem pecados. Para livrar-sedeles, aliás, costuma-se jogar migalhas de pão no mar ou em lagos, além derecitar os salmos e rezas de arrependimento e pedidos de piedade a Hashem,conhecidos como Selicot. No mesmo sentido, são acrescentadas três bênçãos, aoinvés de uma só, à reza de Mussaf.

    As comemorações de Rosh Hashaná, junto à celebração de Yom Kippur (diado perdão), marca o período das grandes festas em Israel. Espero que tambémaqui no Brasil os próximos dias sejam mais alegres e repletos do espírito derenovação inerente à Rosh Hashaná. Assim, desejo a todos Gmar Chatimá Tová (quevocê seja inscrito no livro da vida) e Shana Tová Umetuká (que você tenha umano próspero e doce).





    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login