São Paulo, 16/05/2024

O fortalecimento da memória de crianças especiais

A memória desempenha um papel crucial nesse caminho

Fonte: Instituto Neuro Saber
    O fortalecimento da memória de crianças especiais Freepik

Cada criança possui um universo particular, cheio de cores, sons, gostos e sensações. Para as crianças com necessidades especiais, essa trajetória de aprendizado e crescimento pode ser ainda mais única. A memória desempenha um papel crucial nesse caminho, tornando-se um terreno fértil para ser investigado e fortalecido, criando oportunidades para um futuro repleto de possibilidades.

Atividades que mexem com a memória de uma criança faz a diferença no aprendizado

- Jogos tradicionais como "Memória" e cartas temáticas incentivam a habilidade de identificar visualmente, a concentração e a capacidade de fazer associações.

- Explorar um universo de fantasia por meio de narrativas contadas ou lidas estimula a memória auditiva e a criatividade.

- Ao cantar canções já familiares ou inventar novas melodias utilizando instrumentos musicais, aprimora-se a memória auditiva, a coordenação motora e a expressão.

- Descobrir objetos ocultos, reconhecer sons ou gostos e preencher sequências são atividades que ajudam a desenvolver a memória sensorial, a concentração e o pensamento lógico.

- Jogos como "Detetive", "Ludo" e "Jogo da Memória" auxiliam no desenvolvimento da memória estratégica, do planejamento e da interação social.

- Colocar em prática a memória visual, a criatividade e a coordenação motora fina ao desenhar, pintar, modelar e criar peças com diversos materiais.

- Explorar uma variedade de estilos literários, que vão desde histórias infantis até obras informativas, contribui para ampliar o vocabulário, fortalecer a memória episódica e estimular a imaginação.

- Imitar movimentos, falas e sons vistos em outras pessoas ou em personagens de filmes e livros ajuda a desenvolver a memória de curto prazo e a habilidade de reprodução.

- Criar uma rotina com horários específicos para tarefas como acordar, fazer as refeições, se divertir e descansar ajuda a manter a mente organizada, a memória funcional e a autonomia.

- Softwares educativos, aplicativos e jogos adaptados são recursos que têm o potencial de tornar o processo de aprendizagem mais divertido e fácil, estimulando diversas áreas da memória.