O Espírito de fortaleza, Espírito de amor e Espírito de moderação
Deus não dá o Espírito por medida
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” II Timóteo 1:7
Paulo encoraja Timóteo a não se sentir acovardado e tímido diante de nada. O alerta do apóstolo faz sentido, uma vez que aqueles que vivem a fé no Altíssimo têm como adversário Satanás e seus demônios, por isso enfrentam perseguições, perigo, decepções e muitas outras dificuldades. Dessa forma, Timóteo deveria ser firme para enfrentar os falsos mestres que surgiam para corromper a Igreja. Além disso, ele deveria ser intrépido na pregação do Evangelho e determinado, ao reprovar os que caíam em pecado e ficavam escondidos atrás da máscara da hipocrisia. Um homem comum não possui por si próprio essa mesma segurança, determinação e estabilidade, pois essas virtudes são dadas apenas aos nascidos de Deus. Somente o Espírito Santo nos dá força para suportar as tribulações, amor para perdoar os nossos inimigos e moderação, ou equilíbrio, para enfrentar qualquer situação. Portanto, não pode alguém ter o Espírito de Deus e viver paralisado pelo medo, sem coragem para tomar atitudes, ou preso a limitações que o fazem recuar.
“Porque aquele que Deus enviou fala as Palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.” João 3:34
O Espírito Santo não é um atributo Divino, mas o Próprio Deus com toda a Sua glória, grandeza e majestade dentro do ser humano.
Isto é, o Pai concede ao homem o Mesmo Espírito que deu ao Seu Filho para cumprir a Sua Obra. E isso Ele faz sem nenhuma limitação de poder ou de ação. Mas, se o Espírito Santo já foi enviado por Deus para habitar em nós, por que não são todos os cristãos que O recebem? Falta de fé? Falta de dedicação? Falta de méritos? Não. O motivo é a falta de entrega total, pois assim como o Altíssimo Se entrega inteiramente a nós, Ele exige que nos doemos integralmente a Ele. Portanto, quem deseja recebê-lO deve estar disposto a sacrificar toda a sua vida e todas as suas vontades em prol dEle. É o tudo de Deus pelo tudo do homem.
COMENTÁRIOS