Beber 1 cerveja por dia pode reduzir a expectativa de vida em mais de 2 meses: mostra pesquisa
Os danos declarados do consumo de álcool incluem danos a órgãos como cérebro, fígado e coração
Consumir uma única bebida alcoólica por dia pode reduzir a expectativa de vida de uma pessoa em dois meses e meio, segundo um especialista em uso de substâncias.
Tim Stockwell, cientista do Instituto Canadense de Pesquisa sobre Uso de Substâncias, disse O Correio Diário esse álcool reduz a expectativa de vida.
Tomar uma bebida por dia pode reduzir a esperança de vida em dois meses e meio, enquanto tomar cinco bebidas por dia pode diminuir a esperança de vida em cerca de dois anos, e duas bebidas por semana podem reduzi-lo em até seis dias.
“Álcool é nossa droga recreativa favorita", disse Stockwell ao Daily Mail. “Usamos para prazer e relaxamento, e a última coisa que queremos ouvir é que causa algum dano... é reconfortante pensar que beber faz bem à saúde, mas, infelizmente, é baseado em ciência pobre.”
Os danos declarados do consumo de álcool incluem danos a órgãos como cérebro, fígado e coração, danos ao sistema nervoso, além de contribuir para doenças cardíacas e pressão arterial mais elevada.
Em relação aos estudos que indicam que os não-bebedores sofrem de várias doenças que os bebedores podem evitar, Stockwell disse ao Daily Mail que isso provavelmente acontecia porque os não-bebedores entrevistados eram ex-consumidores de álcool.
“Esses abstêmios costumam ser idosos que abandonaram o álcool porque sua saúde estava ruim", explicou. “Ser capaz de beber é um sinal de que você ainda está saudável, não a causa de estar em boa saúde. … Existem muitas maneiras pelas quais esses estudos fornecem resultados falsos que são mal interpretados como significando que o álcool é bom para você.”
Nos últimos anos, especialistas médicos argumentaram contra a ideia de que o consumo regular de álcool pode ser benéfico e incentivaram as pessoas a reduzir a ingestão de bebidas fermentadas.
Em julho de 2020, por exemplo, os EUA. O Departamento de Agricultura publicou o relatório final do Comitê Consultivo de Diretrizes Dietéticas de 2020 sobre tópicos de nutrição, que aconselhava que os homens não deveriam consumir mais do que uma bebida alcoólica por dia, abaixo do padrão anterior de duas bebidas por dia.
“Portanto, o foco deve permanecer na redução do consumo entre quem bebe, principalmente entre quem bebe de forma a aumentar o risco de danos,” conclui.
COMENTÁRIOS