
1 - Foi o local onde Deus transmitiu os 10 Mandamentos
O Monte Sinai é mencionado pela primeira vez com esse nome no livro de Êxodo 19, onde é relatado sobre o povo de Israel, que tinha acabado de se libertar do Egito, se reuniu ao redor da montanha um mês e meio depois da partida. Após três dias de preparação.
2 - O verdadeiro Monte Sinai se localiza na Arábia Saudita
Pelo contrário do que muitos imaginam e até dizem, o Monte Sinai se localiza na Arábia Saudita, e não no Egito.
"Pois Agar representa o monte Sinai, na Arábia, e Agar é o símbolo da Jerusalém atual, que é escrava com todo o seu povo”.
(Gálatas 4:25)
3 - Moisés viu a sarça ardente no Sinai
Antes de Moisés iniciar a grandiosa missão de conduzir o povo para fora do Egito, ele deparou-se com um arbusto em chamas que não era consumido pelo fogo. Vindo de "dentro" do arbusto, Deus ordenou-lhe que libertasse os escravos e os conduzisse para "servir a Deus" nesta montanha.
"E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia”.
(Êxodo 3:2)
4 - As rochas têm os registros marcados
Após a descida do Senhor, a parte superior do Monte Sinai ficou queimada, comprovando que ali, o Senhor Deus se fez presente.
“E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente”.
(Êxodo 19:18)
5 - Era uma montanha invejada
Relacionada à sua ligação com o simples espinheiro, uma tradição rabínica conta que quando chegou o momento de Deus se revelar por meio de uma montanha, várias montanhas começaram a disputar a posição, cada uma alegando ser superior. Apenas o Sinai, que não tinha nada de notável, permaneceu em silêncio. Por essa razão, o Sinai foi escolhido, transmitindo-nos a valiosa lição de que a humildade é a chave para aceitar Deus e Sua sabedoria.
"Por que olhais com inveja, ó montes elevados, o monte que Deus escolheu para sua habitação? O SENHOR habitará nele para sempre”.
(Salmos 68:16)
6 - Também é conhecido como Horeb
Às vezes, o Monte Sinai também é mencionado como Monte Chorev. Então, qual é o nome verdadeiro? Em Israel dizem que "devido aos eventos que ocorreram lá, que despertaram inveja nos outros povos". Por outro lado, acredita que Sinai era o nome verdadeiro e era mencionado como Chorev (relacionado a churva, "destruição") porque a revelação no Sinai foi o catalisador para a completa destruição dos idólatras.
7 - O Profeta Elias visitou o local
Após a rainha Jezabel ordenar a morte de todos profetas de Israel, Elias sendo o único profeta com vida, estava foragido, e caminhou pelo deserto até o Monte, onde mais uma vez, o Senhor Deus se fez presente no Sinai.
"Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado. Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o Senhor Deus lhe perguntou: O que você está fazendo aqui, Elias?”.
(1 Reis 19:8-9)
Assista o documentário Monte Sinai na Arábia Saudita no link abaixo:
COMENTÁRIOS