
Neguev, o Deserto que floresce!
Uma das grandes atrações e curiosidades de Israel é o deserto do Neguev, Neguebe. O deserto representa 60% do seu território. A região tem mais de 7 mil metros quadrados no sul do país. No entanto, não espere um cenário apenas de areia, pedras, cactos e sequidão. Surpreendentemente, caminhar pelo Negev nos mostrará um cenário diferente do que imaginamos, quando pensamos em lugares desérticos. Por exemplo, podemos observar um lindo campo florido. Ou ainda, um importante centro de produção e pesquisa agrícola. Além disso, veremos cidades bem estruturadas, como Berseba.
Certamente, este cenário contribui para tornar Israel uma apaixonante terra de milagres. Dois importantes fatores se unem para que esta transformação aconteça, as torrentes do Neguev e o uso da tecnologia. Ambos trabalham juntas para que o Neguev seja o deserto que floresce.
As torrentes do Neguev
“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguev.” (Salmos 126:4)
Durante parte do ano nenhuma gota de água cai do céu no sul de Israel. As chuvas abundantes acontecem principalmente durante o Inverno, até o início da Primavera. Entre Outubro até Março, este é o período que normalmente as chuvas acontecem.
Porém, não são chuvas tão pesadas, como as que existem no Brasil, por exemplo. Portanto, como o solo não está acostumado a receber água ele se torna bem compactado. Quando a chuva começa a cair costumam acontecer as enchentes. Muitas vezes apenas com 20 milímetros de chuva as enchentes já são provocadas. Esta água que escorre para os lugares mais baixos formam as torrentes do Neguev. A maioria desta água culmina no Mar Morto, contribuindo também para o seu abastecimento.
Enchentes e cachoeiras se tornam uma atração no deserto. São espécies de ondas que chegam por consequência das chuvas e produzem potentes quedas d’água. Assim como na América existem os “caçadores de tornados”, em Israel existem aqueles que “caçam” a primeira onda produzida pelas torrentes do Neguev.
Os rios temporários formados se tornam locais de diversão. Pais costumam levar seus filhos para brincarem na lama e verem a transformação provocada na região. O resultado desta torrente também é o florescimento do deserto. Flores coloridas pintam o deserto e o tornam ainda mais fascinante. Na Primavera acontece o Festival do Sul Vermelho “Darom Adom”, por conta de flores vermelhas naturais da região que nascem por conta das chuvas.
Também é possível vermos as tulipas do deserto, que parecem ser artificiais. Elas tem um bulbo enterrado e todo ano florescem na Primavera. A perfeição e beleza destas tulipas podem ser vistas por um curto período de uns 7 dias.
Sem dúvida, há muitas curiosidades em Israel e o deserto do Neguev é uma das regiões mais extraordinárias para se visitar e conhecer no país!
COMENTÁRIOS