Fique livre da endometriose

Ginecologista afirma que a doença pode ser silenciosa em 20% dos casos. Veja

Por Alessandra Benac 28/02/2023 - 11:56 hs
Foto: Reprodução

A endometriose afeta uma a cada dez mulheres entre 25 e 35 anos, segundo o Ministério da Saúde. Ainda, de acordo com a ginecologista e secretária da Comissão Nacional Especializada em Endometriose da FEBRASGO, doutora Márcia Mendonça Carneiro, a doença é benigna e é caracterizada pela presença de tecido menstrual fora do útero e pode atingir outros órgãos além reprodutivos, como o intestino, a bexiga e os pulmões.

A doutora ainda afirma que a doença pode ser silenciosa em 20% dos casos, mas geralmente apresentam os seguintes sintomas:

1.      Dores pélvicas relacionadas ao ciclo menstrual;

2.      Dores durante o ato sexual;

3.      Dores ao evacuar ou urinar.

As dores podem ser piores durante o período menstrual e é um dos principais alertas que evidenciam a endometriose. Também afeta as chances de gravidez, o que para algumas mulheres é um grande sonho, ser mãe.

É possível tratar a endometriose?

O tratamento tem como objetivo aliviar as dores e ajudar as mulheres que desejam engravidar, além de prevenir o retorno da doença. Geralmente o tratamento pode incluir o uso de medicamentos, também é possível realizar cirurgias, ou combinar ambos dos métodos.

A doutora Márcia explica que em caso de cirurgia, o procedimento deve ser o menos invasivo possível, preservando útero e ovários, já que a maioria das mulheres estão em idade reprodutiva.

A cirurgia melhora a dor, a qualidade de vida e a fertilidade da mulher”, afirma a doutora.

Outras opções incluem o uso de medicação hormonal, com pílula combinada ou de progesterona, implante hormonal ou DIU de Mirena.

Como prevenir?

A doutora adverte que alguns estudos sugerem que a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada com alimentos ricos em ômega-3, com efeito anti-inflamatório e vitamina D, bem como consumir frutas e verduras, cereais integrais, que aparentam ter redução no risco de desenvolver a endometriose.

É muito importante, sempre realizar exames de rotina para identificar precoce qualquer tipo de doença e assim conseguir combater o mais rápido possível.  

*Com informações R7