Morre o filho mais novo de um dos casais fundadores da AD no Brasil

Ele tinha 96 anos e também atuou na obra missionária no Brasil

Por Alessandra Benac 08/02/2023 - 15:18 hs
Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (3), morreu aos 96 anos, Bertil Vingren, o filho mais novo do casal Gunnar e Frida Vingren, um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil.  

Bertil também atuou na obra missionária no Brasil, mas vivia na Suécia. Em 2009, ele esteve no Brasil e visitou a sede da CPAD no Rio de Janeiro.

O Casal Vingren teve seis filhos: Ivar, Ruben, Margit, Astrid, Bertil e Gunvor (falecida em 1932, no Brasil, poucos meses antes da família retornar a Suécia.

Chegada da Assembleia de Deus no Brasil

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por meio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram em Belém, capital do Pará em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.

Inicialmente, eles frequentaram a Igreja Batista, denominação que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Os missionários suecos trouxeram a doutrina do batismo no Espírito Santo, com o falar em línguas estranhas, como evidências de manifestações que já ocorriam em reuniões de oração nos Estados Unidos.

A nova doutrina trouxe divergências, enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme constam as atas das sessões.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada em 18 de junho de 1911, sendo a primeira igreja nacional das Assembleias de Deus, antes da sua co-irmã as Assembleias de Deus nos EUA, principal percursora mundial.

Em 2011, o número de membros das Assembleia de Deus no Brasil somava 22,5 milhões e 280 milhões de membros no mundo todo, sendo a maior denominação pentecostal.

Tendo origem no movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembleias de Deus do Brasil, cresceram nos moldes da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo levaram o Evangelho a todo o mundo. Não muito tempo depois as Assembleias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.

Em 1922, chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República. Desde 1930, quando se realizou a primeira Convenção Geral dos pastores na cidade de Natal, RN, as Assembleias de Deus no Brasil passaram a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem, contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, principalmente depois dos anos 90 com a criação e ação da chamada Década da Colheita, iniciativa das Assembleias de Deus, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro.