Como vencer a procrastinação?

Confira dicas para não deixar para depois para realizar suas atividades

Por Redação Unigrejas 21/07/2022 - 08:31 hs
Foto: Freepik

Quem nunca deixou para depois algo que poderia ser resolvido em poucos minutos? Se você é uma daquelas pessoas que sempre procrastina suas atividades, o especialista em Alta Perfomance, Rodrigo Cardoso, revelou 5 dicas que podem ajudar bastante. 

Se você ainda não sabe o que significa, a procrastinação é a protelação de um ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois.

De acordo com Rodrigo, o nosso cérebro funciona através duas grandes forças, que estão totalmente ligadas ao ato de procrastinar: dor ou prazer. 

“A gente faz o que faz pra buscar prazer e fugir da dor. Mas, por incrível que pareça, 80% das pessoas são muito mais movidas por fugir/sair da dor do que buscar prazer”, explicou. 

Como você vence a procrastinação? 

Segundo Rodrigo, utilizando uma poderosa técnica de visualização em que você associe a dor a não fazer o que você precisa e prazer a fazer.  

“É uma visualização do futuro. Então, o que eu uso na minha vida pra vencer a procrastinação e o que eu indico aqui é: associa muita dor, uma dor extrema a não mudar agora e associa um prazer imenso a mudar exatamente agora. E aí você não procrastina mais, você não deixa pra depois”, explicou. 

Faça o sacrifício

Há milhares de anos a Palavra de Deus já mostrou, com o exemplo de Abraão, que encarar logo o problema, não demorar para fazer as coisas, é a melhor forma de agir. Foi assim que ele fez quando Deus ordenou que os homens de sua casa fossem circuncidados (Gênesis 17:10,11).


Então tomou Abraão… todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.

Gênesis 17:23

Ele foi rápido, não ficou pensando, protelando, não adiou o que Deus mandou fazer. No mesmo dia obedeceu e fez o que era altamente doloroso. Esse era um padrão de comportamento de Abraão: o que o Senhor mandava, ele não demorava para executar. Seu sobrinho Ló, por outro lado, era bem lerdo nesse quesito. Até quando os anjos foram salvá-lo da destruição de Sodoma, ele ficou enrolando (leia em Gênesis 19:15,16).