São Paulo, 28/03/2024

UNIGREJAS apoia trabalho da Igreja Presbiteriana Renovada em Sergipe

Fonte: Cedidas Unigrejas Sergipe
    UNIGREJAS apoia trabalho da Igreja Presbiteriana Renovada em Sergipe

A UNIGREJAS Sergipe, representada pelo coordenador, pastor Mardoqueu Bodano foi convidado pela UMESE- União dos Ministros de Sergipe, cujo presidente é o pastor Jorge Abreu para participar da reunião de esclarecimento sobre o caso de acusação à homofobia, envolvendo a Igreja Presbiteriana Família Renovada, em Aracaju.

O fato que repercutiu na imprensa sergipana ocorreu no domingo, dia 15 de maio, no bairro Inácio Barbosa, durante uma cerimônia de batismo.

REUNIÃO DE ESCLARECIMENTO

A reunião de esclarecimento aconteceu com a presença do coordenador da UNIGREJAS, pastor Mardoqueu na quarta-feira, dia 18 de maio, reunindo pastores de diversas igrejas de Sergipe, recepcionados pelo presidente  da Igreja Presbiteriana Família Renovada, pastor Marcos Andrade.

Em vídeo enviado à imprensa essa semana, o pastor Pastor Jeter Josepetti,  representante da Igreja Presbiteriana Família Renovada, acusado de homofobia emitiu o parecer da Igreja Família Renovada.

De acordo com o líder religioso, a igreja segue o que é estabelecido pela Bíblia. “A Bíblia é nosso livro de regra, de fé e de prática. A nossa convicção está baseada nela, não somos guiados por discriminação, por desrespeito. Em um dos cursos da nossa igreja, chamado Primeiros Passos, um curso onde nós começamos a ensinar as verdades básicas sobre a Palavra de Deus, na terceira lição, nós falamos sobre família e sexualidade, o que nós acreditamos de acordo com a Palavra de Deus”, explicou o pastor Jeter.

O caso envolveu o fotógrafo João Pedro Poderoso. Ele narrou que passou seis semanas realizando um curso preparatório para se batizar, no entanto, acabou sendo impedido e constrangido pela própria liderança no momento da celebração. O marido dele é o cabeleireiro Jadson Santana, que participa da igreja há cerca de dois anos.

"Eu cheguei às 9h, como foi solicitado, pois todos aqueles que iriam participar, precisavam chegar antes do culto. Na parte do batismo, chamaram os nomes por ordem alfabética e leram testemunhos de cada pessoa. Fiquei na expectativa de que o meu também seria chamado, mas não foi isso que aconteceu. Uma moça subiu no altar, trocou as folhas com a filha do pastor e falou no ouvido dela. [...] Um rapaz me chamou e segurou no meu pescoço, conduzindo até o local onde estava um pastor auxiliar. Os dois disseram que eu não poderia me batizar, porque sou homossexual e casado com outro homem. A minha saída foi muito constrangedora e eu fiquei sem chão", afirmou.

“Eu fui chamado por um líder e levado a uma sala, onde ele me informou que o pastor gostaria de falar comigo e chegando lá, ele me informou que eu não poderia ser batizado porque eu era homossexual e casado com outro homem. Sendo que toda a igreja sabia do meu relacionamento com o meu esposo, eu já frequentava a igreja há um ano. Não era novidade o nosso relacionamento”, disse.

NOTA DA IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA

Através de nota, a Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju informou que um congregado, candidato ao batismo, não estando apto segundo normas internas não pode participar do ato batismal.

A nota diz ainda que a comunicação feita ao mesmo a respeito da impossibilidade de seu batismo se deu de modo reservado, em espaço privativo, na secretaria da igreja, sem publicitação do mesmo, ou mesmo das razões do impedimento, com vistas a evitar qualquer tipo de constrangimento.

O pastor Josepetti conclui o vídeo enviado à imprensa: "Todos são bem-vindos na Igreja Renovada, mas não abrimos mão dos princípios e valores que a Palavra de Deus nos diz", enfatiza.

UNIGREJAS – SERGIPE

O coordenador da UNIGREJAS em Sergipe, pastor Mardoqueu salienta que a Igreja Presbiteriana Renovada está há 40 anos no Estado de Sergipe e nunca levou em conta o lado preconceituoso.

Ele reforça a explicação que a pessoa quando se batiza nas águas deve ter consciência que está assumindo um compromisso com a Palavra de Deus, na pessoa do Senhor Jesus Cristo para remissão de pecados.

“Fizemos uma oração no Altar de Deus na reunião em que participamos com os ministros de várias igrejas, ficamos de joelhos no Altar, clamamos a Deus pelo Evangelho de Jesus, a Noiva de Cristo que é Sua Igreja, colocando-me como apoiador do trabalho da Igreja Presbiteriana Renovada, bem como representante da UNIGREJAS em Sergipe.

Na oportunidade, o pastor Antônio dos Santos, que foi deputado estadual em Sergipe, também advogado explicou que a Igreja Presbiteriana Renovada está buscando a correta orientação jurídica.

Por Cláudia Meireles- Jornalista e colaboradora da UNIGREJAS em Sergipe.