Seja bem-vindo
São Paulo, 20/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão

    Matéria ainda precisa passar pelo Senado; texto estabelece que todo primeiro domingo do mês de junho seja a data dos cristãos

    Fonte: Câmara dos Deputados
    Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão

    A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 12 um projeto de lei que cria o Dia Nacional do Cristão, a ser celebrado todo primeiro domingo do mês de junho. O projeto é da deputada Soraya Manato (PTB-ES), integrante da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, com outros quatro coautores. O texto segue para apreciação do Senado. A tramitação do projeto em regime de urgência havia sido aprovada na quarta-feira (11).

    A deputada ressalta que o último Censo realizado pelo IBGE apontou que 87% da população brasileira é cristã, “reunidos em igrejas de diversas denominações”, e que, por isso, o projeto atende ao critério de alta significação previsto em lei de 2010. A norma afirma que “a instituição de datas comemorativas que vigorem no território nacional obedecerá ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade”.

    O mês de junho foi escolhido por, segundo a deputada, ser a data de quatro concílios: um de Nicéia, realizado no ano de 325, dois de Constantinopla, ocorridos nos anos de 381 e 553, e um de Éfeso, no ano de 431.

    “Considerada a relevância desses eventos para a consolidação dos fundamentos da fé cristã, bem como as datas em que se realizaram, propõe-se a instituição do primeiro domingo do mês de junho como o Dia Nacional do Cristão, como momento de celebração unificador de todos os
    cristãos”, afirma Soraya.

    Relator do projeto, o deputado Jefferson Campos (PL-SP) afirmou que os cristãos ocupam espaço na política, na mídia, no esporte e na cultura e representam significativo papel em questões sociais. “Há, incontestavelmente, significativa parcela da nossa população que merece a homenagem proposta como forma de reconhecimento ao louvável trabalho que vem sendo feito por milhares de cristãos espalhados pelo mundo”, ressaltou no relatório.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login