Seja bem-vindo
São Paulo, 20/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Suprema Corte vai ouvir caso de treinador de futebol cristão demitido por orar em campo após jogos

    Por conta disso, ele está seis anos longe do campo de futebol

    Fonte: Reprodução do First Liberty Institute
    Suprema Corte vai ouvir caso de treinador de futebol cristão demitido por orar em campo após jogos

    A Suprema Corte dos Estados Unidos concordou em ouvir o caso de um treinador de futebol cristão do ensino médio que foi demitido de seu emprego por orar no campo após os jogos.

    A Suprema Corte anunciou recentemente que ouvirá argumentos orais no caso Kennedy vs. Distrito Escolar de Bremerton, no qual o ex-treinador de futebol da área de Seattle, Joe Kennedy, está buscando reverter uma  decisão de primeira instância que permitiu que o distrito escolar o demitisse porque torcedores e os alunos podiam vê-lo ajoelhar-se em oração silenciosa na linha de 50 jardas após os jogos de futebol.

    Entenda o caso

    Em 2016, Kennedy processou o distrito escolar depois de ser suspenso em 2015 por sua prática de orar no campo de futebol após os jogos, acusando autoridades de violar sua liberdade religiosa e vem travando a batalha legal desde então.

    “Nenhum professor ou treinador deve perder o emprego por simplesmente expressar sua fé em público”, disse Kelly Shackelford, presidente e CEO da First Liberty, um escritório de advocacia com sede em Plano, Texas, que está ajudando a representar Kennedy, em um comunicado. “Ao aceitar este importante caso, a Suprema Corte pode proteger o direito de todo americano de se engajar em expressões religiosas privadas, incluindo orar em público, sem medo de punição.”

    Paul Clement, ex-procurador-geral dos EUA, sócio da Kirkland & Ellis LLP e advogado voluntário da First Liberty, disse que o caso “vai ao coração da Primeira Emenda, aos juízes”.

    Um painel de três juízes do Nono Circuito já havia decidido contra Kennedy em 2017.

    Em 2019, a Suprema Corte dos EUA se recusou a ouvir um recurso no caso, enviando o caso de volta ao nível do tribunal inferior, com o juiz do Tribunal Distrital dos EUA, Ronald Leighton  , decidindo contra Kennedy  em 2020.

    Em março passado, o Nono Circuito decidiu novamente contra ele.

    “Seis anos longe do campo de futebol é tempo demais”, disse Kennedy. “Estou extremamente grato que a Suprema Corte vai ouvir meu caso e rezar para que em breve eu possa voltar ao campo treinando o jogo e os jogadores que amo”.

    Revisão do caso recusada

    Embora a Suprema Corte tenha se recusado a revisar o caso em janeiro de 2019, permitiu que os tribunais inferiores continuassem a desenvolver o registro factual.

    “Naquela época, quatro juízes (o juiz Alito junto com os juízes Thomas, Gorsuch e Kavanaugh) anexaram uma declaração sinalizando que o tribunal estaria aberto a ouvir o caso em um momento futuro, dizendo em parte: 'O entendimento do Nono Circuito sobre a liberdade direitos de fala de professores de escolas públicas é preocupante e pode justificar uma revisão no futuro'”, explicou First Liberty.

    O ex-vice-presidente Mike Pence; Tommy Bowden, filho do lendário treinador de futebol Bobby Bowden; Steve Largent do Hall da Fama da NFL; e o tricampeão do Super Bowl, Chad Hennings, estão entre muitos outros que entraram com pedidos de “amigo do tribunal” pedindo à Suprema Corte que aceite o caso, disse o escritório de advocacia.

    (*) Com informações do The Christian Post




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login