Seja bem-vindo
São Paulo, 29/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Tecido roxo, dos tempos bíblicos, é encontrado pela primeira vez

    A cor púrpura era símbolo de realeza e status social. Saiba mais

    Fonte: Divulgação Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority
    Tecido roxo, dos tempos bíblicos, é encontrado pela primeira vez

    O artigo científico "Evidências iniciais de têxteis tingidos de púrpura real do Vale de Timna (Israel)", publicado na revista Plos One, revelou pela primeira vez uma amostra de tecido roxo (imagem acima) datado da época dos reis Davi e Salomão, ou seja, de cerca de mil anos antes de Cristo. A divulgação foi realizada pela Universidade de Tel Aviv e pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).

    A cor púrpura era símbolo de realeza e status social. Tecidos nessa cor são comumente citados na Bíblia (Cânticos 3:9-10, por exemplo). Entretanto, até então, nenhuma evidência havia sido encontrada.

    Não era fácil conseguir essa cor para tingir tecidos. O corante era extraído de uma glândula presente em três espécies de moluscos do Mediterrâneo, cerca de 300 km de Timna. Além disso, a substância passava por um processo que durava dias.

    O verdadeiro Rei

    É interessante observar como que toda a Bíblia aponta para a figura do Senhor Jesus, não é verdade?

    Nos tempos de Moisés, Deus escolheu a cor púrpura para uma das cortinas do Tabernáculo (Êxodo 26:1) justamente para fazer referência à realeza de Seu Filho, que viria ao mundo em forma de homem milhares de anos mais tarde para Se sacrificar pela humanidade (Jeremias 23.5).

    Aliás, se você deseja saber mais sobre o significado do Tabernáculo e dos objetos sagrados, agende um passeio temático pelo Jardim Bíblico, do Templo de Salomão.

    O Senhor Jesus como Servo

    Mesmo sendo Deus e Rei, o Senhor Jesus teve uma atitude de humildade. Ele poderia ter vivido para Si mesmo, com os luxos desse mundo e cheio de orgulho, mas escolheu viver para honrar o Pai e atender aos pequeninos que recorriam a Ele pedindo ajuda.

    Então, a pergunta que fica é: será que nós temos sido senhores de nós mesmos, do nosso próprio coração, das nossas próprias vontades ou temos nos sujeitado a viver em obediência ao Altíssimo? A quem temos servido?

    Se o Senhor Jesus não viveu para servir a Si mesmo, por que há pessoas que se rebelam contra a atitude de servir?

    Após agredirem Cristo, os soldados colocaram sobre Ele essa cor que representa a realeza: "E vestiram-No de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça." Marcos 15:17

    Foi essa a atitude de amor dEle por nós. Mas, infelizmente, muitos a desprezam.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login