São Paulo, 19/04/2024

Membro do Parlamento cristão pode pegar 6 anos de prisão

Isso porque ela usou versículos da Bíblia sobre casamento e sexualidade. Entenda o caso

Fonte: Reprodução Facebook
    Membro do Parlamento cristão pode pegar 6 anos de prisão

Uma membro cristã do Parlamento finlandês pode enfrentar seis anos de prisão por supostamente cometer três crimes, incluindo “discurso de ódio”, por compartilhar sua opinião sobre casamento e sexualidade humana nas redes sociais, na televisão e em um panfleto.

Segundo informou uma reportagem do The Christian Post, o procurador-chefe do país apresentou três acusações criminais contra Päivi Räsänen. Ela é membro da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia e ex-presidente do Partido Democrata Cristão e está sob investigação policial desde junho de 2019 por expressar publicamente sua opinião sobre casamento e sexualidade humana em um panfleto de 2004, por comentários feitos em um Programa de TV de 2018 e um tweet dirigido à liderança de sua igreja.

Médica, mãe de cinco filhos e avó de seis, Räsänen agora pode pegar dois anos de prisão por cada suposto crime.

“Não posso aceitar que expressar minhas crenças religiosas possa significar prisão”, disse Räsänen em um comunicado divulgado pela ADF International, que a representa. “Não me considero culpada de ameaçar, caluniar ou insultar ninguém. Minhas declarações foram todas baseadas nos ensinamentos da Bíblia sobre casamento e sexualidade. ”

Membro do Parlamento desde 1995, Räsänen disse que defenderá seu direito de confessar a fé para que ninguém mais seja privado de seu direito à liberdade de religião e de expressão. "Defendo a visão de que minhas expressões são legais e não devem ser censuradas", afirmou. E acrescentou: "Não vou desistir de minhas opiniões. Não serei intimidada em esconder minha fé. Quanto mais os cristãos se calam sobre temas polêmicos, mais estreito fica o espaço para a liberdade de expressão ”, disse ela.

O Diretor Executivo da ADF International, Paul Coleman, acrescentou: “A liberdade de expressão é uma das pedras angulares da democracia”.

“A decisão do Procurador-Geral finlandês de apresentar essas acusações contra Räsänen cria uma cultura de medo e censura”, continuou Coleman. “É preocupante que tais casos estejam se tornando muito comuns em toda a Europa. Se funcionários públicos comprometidos como Päivi Räsänen são criminalmente acusados ​​de expressar suas crenças profundas, isso cria um efeito assustador para o direito de todos de falar livremente ”, lamentou.

(*) Com informações do The Christian Post