Seja bem-vindo
São Paulo, 28/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Cuidado com as varizes

    As veias dilatadas e tortuosas requerem acompanhamento médico e cuidados diários

    Fonte: Freepick
    Cuidado com as varizes

    As varizes são veias inchadas que aparecem principalmente nas pernas e costumam incomodar por causa do seu aspecto. Cerca de 70% da população adulta do Brasil tem algum tipo de variz, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde.

    Elas, no entanto, não são apenas um problema estético. “As varizes são veias que ficam tortuosas e dilatadas porque têm problemas em suas válvulas. Toda veia tem uma válvula para impedir que o sangue bombeado para o coração volte. Quando há problemas nas válvulas, as veias se dilatam e o sangue começa a voltar”, esclarece a cirurgiã vascular Anna Karina Sarpe, que é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

    A doença tem relação com predisposição genética e também com hábitos. “Pessoas que ficam muito tempo sentadas ou em pé, sedentárias e com excesso de peso têm mais risco de ter varizes. O histórico familiar influencia bastante, mas os hábitos podem desencadear o quadro”, avalia. Mulheres têm maior predisposição. “Gravidez, reposição hormonal e uso de anticoncepcionais podem estar relacionados ao aparecimento de varizes.”

    A médica explica que a doença apresenta diferentes graduações. “No início, pode haver inchaço, dores e sensação de peso nas pernas. Com o passar do tempo, a doença venosa evolui e há alterações na pele, que fica mais escurecida, mais fina e pode apresentar coceiras. O grau mais grave é quando aparecem úlceras venosas, que são feridas difíceis de cicatrizar.”

    Por isso, a doença requer acompanhamento médico e cuidados, que incluem a prática de exercícios físicos e o uso de meias elásticas de compressão.

    Como diz a Bíblia, o corpo é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19) e, por isso, cuidar da saúde é um dos aspectos indispensáveis na vida de qualquer pessoa.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login