Saúde psicossocial de crianças e adolescentes é tema de workshop

O encontro aconteceu com profissionais da rede de proteção no Amazonas. Veja como foi

Por Visão Mundial 19/02/2021 - 14:53 hs
Foto: Reprodução do site Visão Mundial

Nesta quinta-feira, 18, teve início uma série de workshops de capacitação sobre Saúde Psicossocial, voltado a profissionais de saúde, educação e atenção social. A atividade é uma das iniciativas do projeto Resposta à COVID-19 (instituição cristã) no Brasil e tem o objetivo de discutir os impactos da pandemia na vida de crianças e adolescentes diante do aumento de casos de violência, além de orientar quanto aos cuidados de saúde mental e medidas de proteção contra violações de direito. O treinamento começou em Manacapuru e, no decorrer de fevereiro e março, será realizado em Manaus, de forma remota.

A conselheira tutelar de Manacapuru, Milca Ruiz, participou do evento no município e enfatizou a importância da proteção de crianças e adolescentes conforme descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela também comentou sobre o desafio de identificar casos num cenário de ensino remoto e com o isolamento.

“Atualmente, os atendimentos estão restritos à sede do conselho tutelar, mas nós estamos indo nos locais onde a criança tem o seu direito violado. Não é uma tarefa fácil em meio à pandemia. O workshop está sendo importante, pois cada setor (saúde, educação, conselho tutelar, serviço social) está colocando suas dificuldades e eu acredito que daqui vão sair melhores opções de como trabalhar nesse momento da Covid-19", comenta.

Milca descreve que, em 2020, foram realizados pelo Conselho Tutelar 1.509 atendimentos, sendo que as principais ocorrências estão relacionadas a maus tratos, negligências e abandono de incapaz.