Perseguição às igrejas em Cuba

Secretário-geral das Assembleias de Deus em Cuba pede oração e solidariedade de outros líderes cristãos

Por Redação Unigrejas 16/11/2020 - 19:55 hs
Foto: Freepik

Depois de demolir um prédio das Assembleias de Deus na área de Abel Santamaria (foto abaixo), em Santiago de Cuba, na parte sudeste da ilha, as autoridades estão bloqueando a realização dos serviços religiosos, como informou o reverendo Julio C. Sánchez, secretário-geral das Assembleias de Deus em Cuba, em uma carta pedindo oração e solidariedade de outros líderes cristãos.

“Hoje o governo está bloqueando a reabertura de alguns de nossos templos que fechamos devido à pandemia, com base no argumento de que são ilegais, quando 90% de nossas igrejas são ilegais porque não nos oferecem um caminho por torná-los legais ”, disse o pastor Sánchez.

Sem querer negociar com os missionários, as autoridades começaram a demolir o prédio da Igreja Pentecostal das Assembleias de Deus em 30 de outubro, de acordo com a agência de notícias Evangélico Digital, da Espanha . A igreja obteve status legal e, portanto, o direito de negociar com as autoridades, antes do início do regime de Fidel Castro em 1959 interromper a legalização de novas igrejas. Os líderes cristãos dizem que o governo usa negociações com igrejas legais para colocar uma falsa imagem dos direitos religiosos.

“O governo da província oriental de Santiago de Cuba está demolindo um de nossos templos, o de Abel Santamaria em Santiago de Cuba”, disse o pastor Sánchez. “Após vários meses de diálogo com o governo, todos os esforços foram infrutíferos. A realidade é que esse fato faz parte de uma campanha do governo contra a igreja, porque fizemos uma frente contra sua agenda de estabelecer a ideologia de gênero e outras leis abertamente contrárias aos princípios cristãos. ”

As acusações contra os evangélicos na mídia controlada pelo Estado são constantes e crescentes, retratando-os como extremistas, homofóbicos, anti-desenvolvimento e usados ​​por grupos antigovernamentais.

O governo justificou a demolição com a afirmação de que o terreno era necessário para a colocação de uma tubagem para a reabilitação de uma fábrica de cimento, o que implicaria também a deslocação de pessoas das casas no seu caminho, mas o Evangélico Digital informou que ninguém foi realocado e nenhuma casa da área foi demolida.

Para demolir o santuário, a polícia que chegou pela teve que retirar mais de 30 cristãos que ali se reuniam para orar, e eles não hesitaram em usar a violência.

“Comecei a transmitir diretamente para o Facebook para que o mundo soubesse o que estava acontecendo, e por isso me prenderam”, disse o pastor Alaín Toledano Valiente, pastor do Movimento Apostólico não registrado. “Ficamos mais de nove horas presos na terceira unidade da Polícia de Santiago de Cuba, e fomos submetidos a interrogatórios e ameaças”.

O pastor conta que teve a própria igreja demolida em 2007 com o pretexto de que o seu ministério do Movimento Apostólico era “ilegal”. Ele recebeu muito apoio de outras igrejas, por isso sentiu-se compelido a apoiar a igreja que sofre perseguição agora, especialmente porque mostra essa repressão atingiu até igrejas legais, disse ele ao Evangélico Digital.

As autoridades detiveram o pastor da Assembleia de Deus Palomo Cabrera e o superintendente regional José Martínez na manhã de 2 de novembro e os pressionaram a assinar um documento dizendo que a demolição era legal, de acordo com um comunicado do CEO da Christian Solidarity Worldwide (CSW), Scot Bower.

“Eles estão fazendo isso para dar a impressão de que não é uma violação da liberdade de religião ou crença (FoRB)”, disse Bower. “A CSW monitora este caso há mais de cinco anos, durante os quais a igreja tem sido constantemente alvo, e a demolição do prédio é de fato uma violação da FoRB.”

Ele exortou as autoridades a cessarem o assédio a Martínez e ao pastor Cabrera e aos membros de sua igreja e denominação e a garantir que eles tenham o direito de manifestar sua religião em público e em comunidade com outras pessoas. Ele acrescentou que o governo deve reembolsar a igreja para que eles possam reconstruir seu local de culto.

No município de Arroyo Naranjo, oficiais em 10 de novembro ordenaram aos líderes das Assembleias de Deus que evacuassem o prédio da igreja da denominação na comunidade de Palma em 24 horas, disseram as fontes.

A igreja usa o prédio há 15 anos. Depois que os membros da igreja oraram, as autoridades suspenderam a ameaça, disse uma fonte da igreja.

(*) Com informações de ChristianheadlinesMorning Star News.