São Paulo, 25/04/2024

Perseguição às igrejas em Cuba

Secretário-geral das Assembleias de Deus em Cuba pede oração e solidariedade de outros líderes cristãos

Fonte: Freepik
    Perseguição às igrejas em Cuba

Depois de demolir um prédio das Assembleias de Deus na área de Abel Santamaria (foto abaixo), em Santiago de Cuba, na parte sudeste da ilha, as autoridades estão bloqueando a realização dos serviços religiosos, como informou o reverendo Julio C. Sánchez, secretário-geral das Assembleias de Deus em Cuba, em uma carta pedindo oração e solidariedade de outros líderes cristãos.

“Hoje o governo está bloqueando a reabertura de alguns de nossos templos que fechamos devido à pandemia, com base no argumento de que são ilegais, quando 90% de nossas igrejas são ilegais porque não nos oferecem um caminho por torná-los legais ”, disse o pastor Sánchez.

Sem querer negociar com os missionários, as autoridades começaram a demolir o prédio da Igreja Pentecostal das Assembleias de Deus em 30 de outubro, de acordo com a agência de notícias Evangélico Digital, da Espanha . A igreja obteve status legal e, portanto, o direito de negociar com as autoridades, antes do início do regime de Fidel Castro em 1959 interromper a legalização de novas igrejas. Os líderes cristãos dizem que o governo usa negociações com igrejas legais para colocar uma falsa imagem dos direitos religiosos.

“O governo da província oriental de Santiago de Cuba está demolindo um de nossos templos, o de Abel Santamaria em Santiago de Cuba”, disse o pastor Sánchez. “Após vários meses de diálogo com o governo, todos os esforços foram infrutíferos. A realidade é que esse fato faz parte de uma campanha do governo contra a igreja, porque fizemos uma frente contra sua agenda de estabelecer a ideologia de gênero e outras leis abertamente contrárias aos princípios cristãos. ”

As acusações contra os evangélicos na mídia controlada pelo Estado são constantes e crescentes, retratando-os como extremistas, homofóbicos, anti-desenvolvimento e usados ​​por grupos antigovernamentais.

O governo justificou a demolição com a afirmação de que o terreno era necessário para a colocação de uma tubagem para a reabilitação de uma fábrica de cimento, o que implicaria também a deslocação de pessoas das casas no seu caminho, mas o Evangélico Digital informou que ninguém foi realocado e nenhuma casa da área foi demolida.

Para demolir o santuário, a polícia que chegou pela teve que retirar mais de 30 cristãos que ali se reuniam para orar, e eles não hesitaram em usar a violência.

“Comecei a transmitir diretamente para o Facebook para que o mundo soubesse o que estava acontecendo, e por isso me prenderam”, disse o pastor Alaín Toledano Valiente, pastor do Movimento Apostólico não registrado. “Ficamos mais de nove horas presos na terceira unidade da Polícia de Santiago de Cuba, e fomos submetidos a interrogatórios e ameaças”.

O pastor conta que teve a própria igreja demolida em 2007 com o pretexto de que o seu ministério do Movimento Apostólico era “ilegal”. Ele recebeu muito apoio de outras igrejas, por isso sentiu-se compelido a apoiar a igreja que sofre perseguição agora, especialmente porque mostra essa repressão atingiu até igrejas legais, disse ele ao Evangélico Digital.

As autoridades detiveram o pastor da Assembleia de Deus Palomo Cabrera e o superintendente regional José Martínez na manhã de 2 de novembro e os pressionaram a assinar um documento dizendo que a demolição era legal, de acordo com um comunicado do CEO da Christian Solidarity Worldwide (CSW), Scot Bower.

“Eles estão fazendo isso para dar a impressão de que não é uma violação da liberdade de religião ou crença (FoRB)”, disse Bower. “A CSW monitora este caso há mais de cinco anos, durante os quais a igreja tem sido constantemente alvo, e a demolição do prédio é de fato uma violação da FoRB.”

Ele exortou as autoridades a cessarem o assédio a Martínez e ao pastor Cabrera e aos membros de sua igreja e denominação e a garantir que eles tenham o direito de manifestar sua religião em público e em comunidade com outras pessoas. Ele acrescentou que o governo deve reembolsar a igreja para que eles possam reconstruir seu local de culto.

No município de Arroyo Naranjo, oficiais em 10 de novembro ordenaram aos líderes das Assembleias de Deus que evacuassem o prédio da igreja da denominação na comunidade de Palma em 24 horas, disseram as fontes.

A igreja usa o prédio há 15 anos. Depois que os membros da igreja oraram, as autoridades suspenderam a ameaça, disse uma fonte da igreja.

(*) Com informações de ChristianheadlinesMorning Star News.