São Paulo, 28/03/2024

Após clamor público, igrejas voltarão a abrir no Peru

Cristãos foram às ruas para orar pelo país e falar sobre o tema

Fonte: Governo Peru
    Após clamor público, igrejas voltarão a abrir no Peru

Desde o início do bloqueio geral por causa da pandemia da COVID-19, as igrejas estão fechadas pelo governo, no Peru, país vizinho do Brasil.

Assim, recentemente, centenas de cristãos foram às ruas solicitando a reabertura das igrejas. O encontro ocorreu na Praça de San Martín, em Lima.

Para a mídia local, foi explicado que, durante todo esse tempo, os edifícios permaneceram fechados em obediência às autoridades. Mas que, agora, os cristãos decidiram orar pelo país em público.

A fim de ouvir o apelo dos manifestantes, no último dia 16, a Ministra da Justiça e Direitos Humanos, Ana Neyra Zegarra, convidou representantes das Uniões de Confissões UNICEP e CONEP, bem como do Conselho Interreligioso do Peru, da Igreja Anglicana do Peru, das Assembleias de Deus do Peru, da Igreja Metodista do Peru, da Aliança Cristã e Missionária do Peru, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Aspersud), a Comunidade Islâmica do Peru, a Comunidade Judaica do Peru e a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), para uma reunião.

Já nesta quarta-feira (21) uma conferência foi realizada no Palácio do Governo, onde o presidente  Martín Vizcarra disse que os estabelecimentos religiosos e as igrejas começarão a abrir durante o mês de novembro, mas com um terço de sua capacidade.

“Estamos conversando com a Igreja para que gradativamente, a partir do próximo mês, possamos abrir as igrejas, com capacidade limitada, porque as pessoas de fé querem estar perto”, disse ele.

Nesse sentido, Vizcarra comentou que a população quer estar perto de “seu guia espiritual” , ainda mais na crise de saúde que atinge o país e que tirou a vida de mais de 28 mil peruanos.

"A Igreja não parou"

Guillermo Aguayo, pastor titular da igreja Casa del Padre em Lima, disse ao site Evangélico Digital que “ainda não temos os detalhes, estamos aguardando a publicação do decreto. No entanto, obviamente temos grandes expectativas. A largada ainda será com um terço da capacidade, que é bastante baixa ”.

O pastor acrescentou que os cristãos estão atentos às diferentes experiências que ocorreram em outras nações e como tem sido agradável ou desagradável participar de um culto com tantas restrições. "No entanto, entendemos que a abertura é necessária e que nós, crentes, podemos desfrutar dessa plena liberdade de exercer nosso direito de adorar nosso Senhor e entendemos que, na grande maioria de nossas igrejas, especialmente aquelas que não têm sido capazes de implementar a adoração virtual, é mais que uma urgência ”.

Aguayo também se disse grato a Deus pela abertura que já está começando. "Apesar de muitas instituições estatais, a Igreja não parou. Os templos foram fechados, mas a Igreja continuou e continua fazendo seu trabalho por outros meios”.