Seja bem-vindo
São Paulo, 19/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Congresso Nacional declarou adiamento das eleições municipais no Brasil

    O primeiro turno será realizado no dia 15 de novembro e o segundo no dia 29 do mesmo mês

    Fonte: Fotos Públicas (Elza Fiúza/ABr)
    Congresso Nacional declarou adiamento das eleições municipais no Brasil

    O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 107 sobre o adiamento das eleições municipais, no Brasil, para novembro deste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Com a decisão, o primeiro turno do pleito será realizado em 15 de novembro e o segundo, dia 29 do mesmo mês.

    Se as condições sanitárias não permitirem realizar as eleições, para prefeitos e vereadores, nos dias determinados com a promulgação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de um decreto legislativo, poderá alterar as datas até o prazo máximo de 27 de dezembro.

    Apesar do adiamento, o fato das eleições continuarem previstas para 2020 garante que o período dos atuais mandatos e a data da posse dos eleitos permaneçam inalterados. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro do ano subsequente ao pleito municipal.

    Assista abaixo à matéria exibida no Jornal da Record:

    Novos prazos definidos

    – A partir de 11 de agosto: as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato.

    – 31 de agosto a 16 de setembro: realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos.

    – 26 de setembro: último dia para registro das candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia.

    – Após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral.

    – 15 de novembro: 1º turno das eleições.

    – 29 de novembro: 2º turno das eleições.

    – 18 de dezembro: prazo final para diplomação dos candidatos eleitos, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login