São Paulo, 19/05/2024

Centenário da Assembleia de Deus em Santos: Uma História de Fé e Missão

Celebrando 100 anos de dedicação, crescimento e impacto na comunidade paulista

Centenário da Assembleia de Deus em Santos: Uma História de Fé e Missão Cedidas

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santos, São Paulo, desde sua fundação em 1924 por Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos que, após 13 anos no Brasil, sentiram o chamado para levar a mensagem pentecostal ao Estado de São Paulo. Fundada em Santos, a igreja realizava seus cultos nos lares de casais como Vicente Lameira e Hermínia, e Manoel Garcêz e sua esposa, sendo a primeira igreja do gênero na região e pioneira no trabalho pentecostal em São Paulo.

Com o passar dos anos, a igreja cresceu rapidamente, expandindo-se para outros bairros e cidades litorâneas. Missionários como John Sorhein e Simon Lundgreen sucederam os fundadores, contribuindo para o crescimento e estabelecimento da igreja em diferentes localidades. O trabalho missionário se intensificou, resultando na abertura de dezenas de congregações ao longo do litoral paulista.

Sob a liderança de líderes como Pastor Clímaco Bueno Aza, Francisco Gonzaga e Bruno Skolimoswisky, a igreja enfrentou desafios e mudanças, sempre buscando expandir sua obra e impactar a sociedade. Em 1962, João Corrêa assumiu a liderança da igreja, levando adiante o legado de seus antecessores e expandindo ainda mais o trabalho evangelístico.

Ao longo dos anos, a igreja investiu em programas e iniciativas para fortalecer sua congregação, incluindo o Circulo de Oração, grupos de jovens e um intenso trabalho de evangelismo nas ruas. O Ministério da Assembleia de Deus Ministério de Santos cresceu exponencialmente, com milhares de fiéis e obreiros em quase 800 congregações.

Sob a liderança do Pastor Paulo Alves Corrêa, a igreja continuou a expandir-se, estabelecendo programas de alcance internacional e mantendo missionários em vários países. Em 2024, a igreja celebra seu centenário com gratidão pelas bênçãos e realizações ao longo de sua história, refletindo sobre seu papel na sociedade e no mundo.

Nesta noite de domingo (05),  Bispo Rocival e os pastores Ismael, Lopes e o Nelson estiveram na cidade de Santos SP, representando a União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (UNIGREJAS) no evento em comemoração aos 100 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos.

O Culto em Ações de Graças foi realizado às 18h, com a cooperação das Congregações e o Pastor Paulo Alves Corrêa, atual presidente da igreja ministrou sobre Abrão, que mesmo após idade avançada teve não só um filho, mas uma grande nação, como está escrito em Gênesis 12:1-3 “ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

O Bispo Rocival Lira foi chamado após a pregação e aproveitou o momento para agradecer “Fomos convidados e muito bem recebidos na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos. Que Deus abençoe cada vez mais a todos.”

O culto também contou com a participação especial da Cantora Léa Mendonça, que entoou louvores de adoração ao Deus Altíssimo.