Aprenda hábitos para melhorar a sua pele

Diversos fatores influenciam na saúde da nossa pele, saiba como protegê-la

Por Alessandra Benac 23/11/2022 - 12:15 hs
Foto: Pixabay

Diversos fatores influenciam na saúde da pele, por exemplo, o vento, a poluição, a luz solar, poeira, produtos químicos que entrando em contato com a pele pode causar danos. Outro fator que interfere é a má alimentação e o sedentarismo.

A dermatologista sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia, a doutora Mônica Aribi explica que “Ultimamente, vários trabalhos têm evidenciado como alguns agressores ambientais e os maus hábitos aceleram o envelhecimento cronológico. A partir do momento em que você diminui a exposição a esses agressores e mantém hábitos de vida saudáveis, com rotina skin-care adequada e uso de fotoprotetor, há uma profunda mudança na qualidade da pele.”

Por isso, é importante seguir as dicas da médica e começar a cuidar da saúde da pele, confira a seguir 6 atitudes para melhorar a pele:

Uso do filtro solar: A exposição solar sem uso de protetor é um dos fatores que mais agridem a pele, por isso, é de suma importância que seja feito o uso diário para prevenir o envelhecimento da pele.

“A radiação afeta a pele de diversas maneiras, mas quando a exposição é crônica, há um dano cumulativo, com lesões inclusive no DNA das células, o que provoca reações de mutação celular, com consequente fotoenvelhecimento precoce, inflamação, melasma e um aumento do risco de câncer de pele”, explica a dermatologista.

Rotina de skincare: Para manter uma pele saudável e bonita é necessário manter uma rotina de cuidados todos os dias, mesmo que sejam básicos, como lavar o rosto, hidratar e proteção solar.

“Os passos de limpeza, hidratação e fotoproteção são essenciais para manter a pele cuidada e saudável. Consulte sempre um dermatologista, para prescrição de substâncias rejuvenescedoras como alfa e poli-hidroxiácidos, retinoides, vitamina C, ácido ferúlico, Vitamina E, peptídeos, antioxidantes e fatores de crescimento”, afirmou a Mônica.

Redução do açúcar: É isso mesmo, de acordo com a médica a relação entre a pele e a alimentação são a chave para o sucesso da pele, pois a rotina alimentar pode acelerar ou tratar o processo de envelhecimento.

“A ingestão de açúcar em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que é quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares. Com isso, a pele perde flexibilidade e sustentação. O açúcar também está ligado ao aparecimento de manchas”, acrescentou a dermatologista.

Controle do estresse: O estresse produz o cortisol que está diretamente ligado ao estado inflamatório na pele, com isso ocorre uma redução no tempo de vida e na atividade das células. Além de que, a acne também tende a se manifestar em pessoas que sofrem com estresse.

Prática de atividade física: Os exercícios físicos praticados regularmente são benéficos para o organismo humano, inclusive para a pele. Segundo a Doutora Mônica “Também através da prática de exercícios, nosso corpo consegue lidar melhor com os radicais livres, com a produção extra de antioxidantes endógenos”

Sono de qualidade: De acordo com a dermatologista “não dormir diminui todo o metabolismo do ciclo circadiano, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno. Então, isso afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo".

 

Quais são os cuidados que você tem tomado para ter uma pele bonita e saudável?

 

*Com informações MSN